Faça Login Localize o Ortopedista Atualize seu cadastro
quarta-feira, 13 de dezembro de 2017 > por Barbara Cheffer

RBO: mudando para melhor

Prezado Sócio SBOT,

Temos uma informação muito importante sobre a RBO – Revista Brasileira de Ortopedia.
A RBO é um dos maiores benefícios oferecidos aos sócios, fruto de um árduo trabalho de diversas diretorias da SBOT. Entretanto, vivemos um paradoxo: enquanto a revista teve um crescimento científico exponencial como parte do nosso investimento em sua qualidade editorial e científica, o patrocínio decorrente de publicidade caiu drasticamente e atualmente não é significativo. A RBO precisa continuar crescendo, mas no formato atual isso já não é possível: o alto custo de impressão e postagem já ultrapassou o limite financeiro que conseguimos suportar.

tabela-rbo
1. Valores arredondados
2. Impressão e postagem = 55% do custo 

Outra questão importante a se considerar é que em seu formato impresso, a revista possui capacidade limitada de publicação de artigos, fato que gera gargalos no processo de divulgação científica, com fila de espera de quase dois anos. Desde o início da nossa gestão temos nos preocupado com este assunto e, após discuti-lo exaustivamente e ouvir diversas opiniões, inclusive de outras instituições que mantém periódicos científicos, chegamos à conclusão de que a RBO precisa inovar.

Por esta razão, a partir de 2018 a revista será editada somente no formato on-line. Com isso conseguiremos ampliar a publicação de artigos, trazer maior visibilidade para a ciência ortopédica praticada no Brasil e, consequentemente, aumentar o fator de impacto da revista.

Por sua vez, ainda no primeiro semestre de 2018, a SBOT vai investir em uma nova plataforma on-line para a RBO, com um site totalmente reestruturado e mecanismos de busca semelhantes aos melhores veículos científicos do mundo. Temos convicção de que este é o futuro da nossa RBO.

Nos próximos dias você receberá outras informações relevantes.

Um abraço,

João Maurício Barretto    Alexandre Fogaça Cristante  Gilberto Luis Camanho 
Presidente da SBOT 2017                   Secretário Geral                     Editor-chefe

Saiba Mais

Atualização Online

Artigos do Mês

Projeto “O que é…”