Faça Login Localize o Ortopedista Atualize seu cadastro
quinta-feira, 12 de março de 2015 > por SBOT

Congresso Brasileiro de Coluna reúne 26 palestrantes internacionais em BH

Evento acontece no Expominas com palestras apresentando novidades e tendências para tratamentos de condições degenerativas, deformidades, traumas e tumores
A 15ª edição do “Congresso Brasileiro de Coluna” acontecerá no período de 19 a 21 de abril, trazendo 26 palestrantes internacionais a Belo Horizonte e mais de 1,2 mil médicos participantes de várias regiões. O chairman da AOSpine, Luiz Roberto Gomes Vialle, o chairman internacional da Scoliosis Research Society (SRS), Daniel Succato e a presidente da North American Spine Society (NASS), Heidi Prather são alguns dos especialistas que já confirmaram presença. A programação científica tem nove sessões de debates, cinco mesas-redondas, quatro simpósios especiais e cursos que serão promovidos pelas sociedades internacionais renomadas que fomentam a educação, pesquisa e tratamentos de doenças da coluna.

O presidente do congresso, o ortopedista mineiro Cristiano Magalhães Menezes, explica que quatro temáticas especiais foram definidas para nortearem os debates: deformidades em adultos, coluna cervical degenerativa, traumas da coluna toracolombar e avanços da cirurgia minimamente invasiva. Há alguns anos, as deformidades em idosos eram pouco tratáveis pela complexidade do quadro dos pacientes, que apresentam ainda outras doenças – como a osteoporose. Essas enfermidades associadas inviabilizavam a cirurgia, fazendo com que os idosos fossem obrigados a convier com a dor.

“O conhecimento e a evolução tecnológica garantiram novos e melhores tratamentos. A Sociedade Norte-americana de Coluna apresentará, por exemplo, as diretrizes para tratamento de estenose de canal, uma das causas de maior incapacidade entre pessoas mais velhas. Trata-se de um manual que serve como base mundial. A difusão dessas técnicas no congresso será muito relevante, considerando que a população brasileira está em processo de envelhecimento”, observa Menezes.

Recentemente, a Organização Não Governamental Suíça AOSpine divulgou uma nova classificação de fraturas na região de transição entre a coluna torácica e a lombar como auxílio para novos processos de tratamento. O coordenador desse grupo de estudo, Alexander Vaccaro, também participará do Congresso. As fraturas da coluna torácica e lombar são muitos comuns decorrentes principalmente de acidentes automobilísticos e quedas de altura. O grupo liderado pelo especialista Vaccaro refez todas as abordagens para esse tipo de fratura e as apresentará no evento, um conhecimento que permitirá mudanças na conduta médica, conforme cada tipo de problema.

A 15ª edição também terá debates sobre os tumores de coluna com a presença de duas referências internacionais em tumor: o italiano Stéfano Boriani e o canadense Charles Fischer. Cristiano Menezes afirma que a coluna vertebral é um sítio frequente de metástase dos principais tumores que afetam o organismo e existem práticas específicas para cada patologia. Há, por exemplo, uma técnica cirúrgica para substituir uma vértebra inteira acometida por um tumor por uma prótese sem causar paraplegia. Assim como há procedimentos de radiocirurgia, temática que também será abordada por esses especialistas.

A programação ainda inclui palestras e curso da SRS, a maior sociedade de pesquisa sobre escoliose no mundo, apresentando as novidades em tratamento das deformidades congênitas e escolioses de início precoce, acrescentando uma sessão sobre como prevenir as complicações em cirurgias de correção de deformidades. Os debates sobre os avanços e as técnicas de cirurgia menos invasivas fecham o evento.

“A capital mineira estará no foco dos especialistas em coluna em decorrência dessa completa grade científica com especialistas conceituados mundialmente, destacando-se como uma oportunidade ímpar para uma qualificação de alto nível”, avalia Cristiano Menezes.

Serviço: 15º Congresso Brasileiro de Coluna
Data: 19 a 21 de abril
Local: Expominas – Av. Amazonas, 6030 – Gameleira
Informações e inscrições: cbc2015.com.br

Fonte: Assessoria de Imprensa 

Saiba Mais

Atualização Online

Artigos do Mês

Projeto “O que é…”